Condeixa. Novos Caminhos é o novo Movimento Independente, que nasceu da iniciativa, determinação e convergência de vontades de um grupo de cidadãos que pretende devolver à comunidade local o poder de decidir sobre o futuro da sua terra. Dessa forma, o Movimento assume desde já o objetivo de apresentar uma candidatura às próximas eleições autárquicas no concelho de Condeixa-a-Nova, liderada por Liliana Marques Pimentel.
Esta nova plataforma de cidadania constitui-se como uma alternativa política, sem ambiguidades ou agendas partidárias, com uma respiração livre e focada exclusivamente nos interesses de Condeixa e dos Condeixenses e na resolução dos seus problemas concretos.
Condeixa. Novos Caminhos é um sopro de mudança, que aspira a um novo rumo e que convida todos a juntar-se e a fazer este caminho, lado a lado. E, para essa jornada, escolhe fazer soar bem alto um verso de Zeca Afonso: “Seja bem-vindo quem vier por bem”.
Assim, a sede deste Movimento é no centro da própria comunidade, o ponto exato em que a política volta a servir as pessoas e o futuro se escreve pela mão de todos.
Com efeito, é preciso romper com círculos viciosos, sacudir o torpor e o alheamento: só mobilizando os cidadãos, implicando-os no processo de discussão de ideias e de tomada de decisões é possível fazer diferente, fazer mais, fazer melhor.
Trata-se de um projeto agregador, que procura envolver cidadãos das sete freguesias, com diferentes percursos profissionais e cívicos, mas unidos pelo desejo comum de construir um futuro mais próspero, sustentável e participado para o concelho.
A governação local deve ser feita com proximidade, empatia, transparência, ética e competência. Os pilares do Movimento incluem a autonomia face a estruturas partidárias, o estímulo à participação cívica ativa, a garantia de transparência na gestão autárquica, uma postura humanista e de proximidade com as populações de todas as freguesias e um alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que garanta qualidade de vida às gerações atuais e futuras. O Movimento está já a desenvolver um processo de auscultação da comunidade e de construção colaborativa do programa eleitoral, convidando todos os munícipes a participar ativamente na definição das propostas.
Enquanto projeto aberto – de todos e para todos os que amam Condeixa e acreditam no seu potencial –, há que ouvir as ideias, as preocupações, mas também as esperanças da população.
Condeixa. Novos Caminhos apresenta a sua imagem, cuidadosamente pensada para comunicar os valores que defende. O "C" de Condeixa é o elemento central, preenchido por múltiplas setas – ou vários sentidos – a convergir. Cada seta projeta novas ideias, novas pessoas e novos caminhos — um símbolo de dinamismo, de inclusão e de renovação coletiva. Uma convergência de trajetos em busca do bem comum.
Para além de uma representação visual do movimento, estas setas simbolizam também as sete freguesias que compõem o concelho de Condeixa: Anobra; Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova; Ega; Furadouro; Sebal e Belide; Vila Seca e Bendafé; Zambujal. Cada seta reflete a união e a força de cada freguesia, todas a apontar para o futuro e para o desenvolvimento conjunto, projetando uma rede de ações e propósitos alinhados com os objetivos da comunidade.
Nas próximas semanas, o movimento anunciará mais detalhes sobre as suas propostas, equipa e formas de participação pública.
Condeixa. Novos Caminhos está pronto para avançar.